Como Tratar Dor De Cabeça Com Aromaterapia?

Como Tratar Dor De Cabeça Com Aromaterapia?

Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com dor de cabeça todos os dias por uma variedade de razões e muitas vezes não tem certeza da causa.

Se você sofre de dores de cabeça frequentes e luta para encontrar um tratamento eficaz, saiba que existem muitos remédios naturais por aí. Mas talvez você não tenha tentado a única opção que pode fazer a maior diferença. Estou falando sobre óleos essenciais.

O tratamento de dor de cabeça mais comum é um analgésico, mas esses medicamentos vêm com uma série de efeitos colaterais feios, como danos nos rins e fígado. Além disso, eles não lidam com a raiz do problema.

Os óleos essenciais servem como tratamentos de dor de cabeça porque tratam de forma segura e efetiva o gatilho da dor de cabeça, chegando à raiz do problema em vez de minimizar temporariamente a dor.

Além disso, ao usar óleos essenciais para dores de cabeça, não há efeitos colaterais desagradáveis ​​e você está no controle completo de sua dose – ajustando-o para o tipo de dor de cabeça que você está passando.

Como os óleos essenciais tratam dores de cabeça?

Ao contrário dos analgésicos que são comumente usados ​​para tratar dor de cabeça e enxaquecas hoje, os óleos essenciais servem como uma alternativa mais eficaz e segura. Os óleos essenciais fornecem alívio, melhoram a circulação e reduzem o estresse. Eles também têm uma tonelada de outros benefícios para a saúde e aumentam o seu sistema imunológico em vez de causar estragos em seus órgãos vitais.

Toda dor de cabeça tem um gatilho. Uma das principais causas de dores de cabeça são as mudanças hormonais nas mulheres. As flutuações no estrogênio podem desencadear dores de cabeça em muitas mulheres, especialmente antes ou durante os períodos em que os níveis de estrogênio caem.

Algumas mulheres desenvolvem enxaquecas durante a gravidez ou a menopausa devido a desequilíbrios hormonais. Os medicamentos hormonais podem até piorar as dores de cabeça, portanto, é recomendado o uso de óleos essenciais como um tratamento suave e natural. O óleo de lavanda, por exemplo, é um óleo calmante que alivia a dor e alivia a tensão. É usado também ​​para tratar sintomas de TPM e desequilíbrios hormonais, incluindo dores de cabeça e crises de enxaqueca.

Outro grande gatilho de dor de cabeça é o estresse, que pode ser reduzido com o uso de óleo essencial de lavanda e óleo de hortelã-pimenta de forma aromática. Alterações nos padrões de sono também podem levar a uma dor de cabeça – felizmente, lavanda funciona como um sedativo suave que ajuda as pessoas que sofrem de insônia ou falta de sono.

As dores de cabeça também podem ser o resultado de intensos esforços físicos, alergias, pressão alta, certos alimentos e estímulos sensoriais. Todos esses gatilhos podem ser minimizados ou mesmo eliminados com óleos essenciais. Não é de admirar que eles tenham sido utilizados há milhares de anos – esses óleos milagrosos têm a capacidade de tratar praticamente qualquer condição de saúde.

Conheça os 3 melhores óleos essenciais para dores de cabeça

1. Hortelã-pimenta 

Os benefícios do óleo essencial de hortelã-pimenta incluem o efeito de resfriamento duradouro na pele, a capacidade de inibir as contrações musculares e o papel na estimulação do fluxo sanguíneo na testa quando aplicado topicamente.

Aplicar o óleo essencial de hortelã-pimenta topicamente na testa e nas têmporas alivia efetivamente a dor de cabeça por causa de uma tensão. Em um estudo de 1996, 41 pacientes foram analisados ​​em um estudo cruzado controlado por placebo. O óleo de hortelã-pimenta foi aplicado topicamente 15 e 30 minutos após a dor de cabeça começar.

Os participantes relataram alívio da dor em seus diários de dor de cabeça e o óleo de hortelã-pimenta provou ser uma alternativa bem tolerada e econômica para as terapias de dor de cabeça habituais. Também não houve efeitos colaterais adversos após o tratamento com menta. ( 1 )

Para melhorar a circulação sanguínea, reduzir a dor e aliviar a tensão, diluir de duas a três gotas de óleo de hortelã-pimenta com óleo de coco e esfregá-lo nos ombros, na testa e na parte de trás do pescoço.

2. Lavanda

O óleo essencial de lavanda tem uma variedade de propriedades terapêuticas e curativas. Isso induz relaxamento e alivia tensão e estresse – trabalhando como um agente sedativo, antidepressivo, ansiolítico, anticonvulsivante e calmante. Há também evidências crescentes de que o óleo de lavanda serve como um tratamento eficaz de doenças e distúrbios neurológicos.

De acordo com pesquisadores, o uso aromático e tópico do óleo de lavanda afeta o sistema límbico porque os constituintes principais, o linalol e o acetato de linalilo são rapidamente absorvidos através da pele e causam efeito sedativo no sistema nervoso central. Por este motivo, o óleo de lavanda pode ser usado para tratar dores de cabeça causadas por distúrbios de ansiedade e condições relacionadas.

Os benefícios do óleo de lavanda incluem aliviar sentimentos de inquietação e sono perturbado, dois sintomas que causam dores de cabeça. Também regula os níveis de serotonina, o que ajuda a minimizar a dor no sistema nervoso que pode levar a crises de enxaqueca. ( 2 )

Para reduzir a tensão muscular, aumentar o humor, ajudar a dormir e aliviar o estresse, pingar cinco gotas de óleo de lavanda em um difusor em casa ou no escritório. Você também pode aplicar o óleo de lavanda topicamente na parte de trás do pescoço, têmporas e pulsos para aliviar o estresse ou as dores de tensão. Para relaxar o corpo e a mente, adicione cinco a 10 gotas de óleo de lavanda a um banho de água quente e respire fundo para que as propriedades sedativas comecem a produzir efeitos e reduzam a tensão de dor de cabeça.

3. Eucalipto

O óleo essencial de eucalipto funciona como um expectorante – ajuda a limpar o corpo de toxinas e micro-organismos nocivos. Ele também abre as vias aéreas nasais e elimina a pressão sinusal (resultado da congestão nasal) que pode levar a uma dor de cabeça desagradável, enquanto promove o equilíbrio emocional e impulsiona o humor.

Um estudo clínico publicado em Medicina Alternativa e Baseada em Evidências afirma que a inalação de óleo de eucalipto pode diminuir a dor e pressão arterial de uma pessoa. O estudo envolveu 52 pacientes que foram submetidos recentemente a cirurgia total de reposição do joelho. O tratamento do óleo de eucalipto promoveu estabilidade emocional nos pacientes, reduziu a formação de edema e teve efeitos anti-inflamatórios. Esses efeitos de redução da dor e relaxantes podem ser benéficos para pessoas que sofrem de dores de tensão. ( 3 )

Diluir de duas a quatro gotas de óleo de eucalipto com um óleo transportador e aplicá-lo topicamente no tórax, na parte de trás do pescoço, nas têmporas e na testa. Isso elimina o acúmulo nasal e limpa suas vias aéreas – aliviando a tensão dos seios nasais que leva a uma dor de cabeça ou crise de enxaqueca.

Como usar óleos essenciais para o Alívio da Dor de Cabeça

Enxaqueca:

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça severa e dolorosa associada a dor latejante, náuseas e sensibilidade aumentada à luz. As enxaquecas podem ser desencadeadas pelo estresse, ansiedade, privação do sono e mudanças hormonais. Faça massagens com óleo essencial de lavanda ou óleo de hortelã-pimenta nas têmporas e na nuca para aliviar enxaquecas e aliviar sentimentos de náusea e ansiedade .

Cefaleia tensional:

Estes são chamados de “dores de cabeça de estresse”, e são caracterizados como uma pressão ou dor constante. As dores de cabeça de tensão geralmente são ocasionadas por sentimentos de pressão. Use eucalipto ou óleo de hortelã-pimenta topicamente nas têmporas, testa e pulsos para aliviar o estresse e reduzir a tensão. Para aliviar a mente, adicione 5-10 gotas de óleo de lavanda a um banho de água quente.

Dor de cabeça de sinusite:

Quando as membranas das cavidades dos seios ficam inflamadas e inchadas, você pode experimentar pressão na área da frente, onde essas cavidades estão localizadas, resultando em uma dor de cabeça nos seios nasais . Use o óleo de eucalipto topicamente no tórax, no topo do nariz e nas têmporas para abrir as passagens nasais e aliviar a tensão dos seios.

Possíveis efeitos colaterais de óleos essenciais para dores de cabeça

Ao usar estes óleos essenciais para dores de cabeça, especialmente em áreas sensíveis, como nariz e testa, é melhor diluir primeiro o óleo. Se você nunca usou um óleo antes, faça um teste de contato rápido em uma pequena área de pele antes de aplicar em áreas maiores.

Não aconselho a usar internamente se você ainda não tem conhecimento suficiente sobre óleos essenciais. Existem muitas maneiras externas, seguras e altamente eficazes de utilizá-los.

Quer aprender mais sobre óleos essenciais e suas propriedades? Então conheça nossos livros digitais clicando na imagem abaixo.