Óleo de Lavanda: O Guia Mais Completo Sobre o Assunto

Óleo de Lavanda: O Guia Mais Completo Sobre o Assunto

A lavanda é uma flor bastante conhecida que possui grande simbolismo, e, que da origem ainda a um excelente óleo essencial que pode ser usado de forma terapêutica.

Nos últimos anos, a utilização de óleos essenciais se tornou cada vez mais comum no Ocidente. Isso porque esse uso remete a aromaterapia!

Ou seja, um tipo de tratamento terapêutico que faz uso de óleos para proporcionar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida a pessoas diversas de forma natural.

Sem que seja preciso recorrer a medicamentos e outras substâncias sintéticas que se acumulam em nosso organismo. E, entre as opções existentes o óleo de lavanda se mostra uma das melhores.

Pois, ele é rico em propriedades diversas que permitem que ele seja usado tanto em tratamentos físicos, quanto emocionais.

Quer saber mais sobre os benefícios que ele proporciona e como aproveitá-los? Então, continue lendo e confira as dicas que separamos para você!

O Que É Óleo De Lavanda?

O Que É Óleo De Lavanda

Quando falamos de óleo de lavanda, muitas pessoas se perguntam o que exatamente esse produto representa.

Pois bem, ele nada mais é do que o óleo extraído e destilado da própria planta conhecida como lavanda. Seja de sua flor, caule, raízes, etc.

Todo óleo essencial, é subproduto que se origina através da extração de propriedades naturais de uma planta, por meio de seu óleo também natural.

Ao contrário de essências que sintetizam aromas artificiais e não oferecem nenhum benefício. Já que sua origem é quimicamente industrializada.

Muito conhecida pelo seu cheiro, a lavanda vai muito além de uma simples planta aromatizante ou decorativa.

Para o que seu óleo serve?

O óleo essencial de lavanda possui diversas utilizações, pois, tudo depende de qual propriedade que ela possui você deseja se beneficiar.

Mas, podemos considerá-lo um óleo de suporte já que oferece diversas funcionalidades. Para que você o conheça melhor, confira sua principais propriedades abaixo:

  • Antiviral;
  • Calmante e relaxante;
  • Analgésico;
  • Sedativo;
  • Antidepressivo;
  • Anti-inflamatório;
  • Antisséptico.

Portanto, a lavanda através desse produto pode ser utilizada para combater inflamações, dores de origens diversas e infecções.

Se engana quem acha que apenas isso ela oferece, a lista é extensa. Com esse óleo, é possível ainda tratar picadas de insetos, queimaduras e cortes.

Extremamente nutritivo para nossa pele, ele oferece benefícios ainda ao sistema nervoso central em nosso cérebro.

O que faz com que suas propriedades sejam capazes ainda, de trazer equilíbrio emocional. Bem como, oferecer uma sensação de força e segurança.

Podemos dizer então, que seu óleo serve para diversos tipos de tratamentos que vão desde aqueles com cunho físico.

Tal como acontece quando ele é utilizado para combater uma dor muscular. Assim como, para males de origem emocional como a ansiedade e a depressão.

Inclusive, suas propriedades fazem ainda com que ele seja um ótimo aliado de quem sofre com a insonia.

Levando assim, tanto a redução do estresse, quanto a melhora na qualidade do sono. E, para complementar seus benefícios, temos o fortalecimento de nosso sistema imunológico.

Bastante versátil e cheio de benefícios, isso faz com que ele seja um óleo bastante coringa em nossa vida.

Possíveis contraindicações de uso

O óleo de lavanda, é considerado seguro.

Como adquirir o óleo de lavanda?

Na hora de comprar esse produto, é preciso ter muito cuidado para não levar gato por lebre.

Pois, lembra que falamos das tais essências que são versões sintéticas? Acontece que nem todo mundo sabe como diferenciá-los e por isso, separei algumas dicas:

  • Verifique se na composição, vide rótulo, há o nome científico da planta e sua origem;
  • Além disso, nele não deve ter outros ingredientes diversos, apenas seu nome;
  • Evite comprar produtos de valor bem abaixo do padrão de mercado;
  • Compre apenas óleos que venha em frascos de vidro, nas cores âmbar ou azul cobalto.

Um verdadeiro óleo essencial é aquele feito 100% da planta, neste caso a lavanda. Se puder, opte ainda por aqueles de origem orgânica e sustentável.

Para comprá-lo existem diversas opções, sendo as lojas online a mais prática de todas e que te permitem encontrar muito mais opções, bem como, preços competitivos.

Já no meio físico, esse tipo de produto é comumente encontrado em farmácias de manipulação, boticários, lojas de produtos naturais e orgânicos e em algumas lojas que vendem insumos a granel.

Óleo De Lavanda e 6 Dicas De Como Usá-lo

Óleo De Lavanda e 6 Dicas De Como Usá-lo

Então, agora que já vimos um pouco mais sobre como a lavanda através de seu óleo pode nos proporcionar tantos benefícios.

Que tal falarmos sobre as formas de como utilizá-lo em nosso dia-a-dia? Em relação a sua aplicação de fato, essa depende muito do objetivo que você tem em seu uso.

Pois, óleos essenciais podem ser utilizados através de difusores, umidificadores, pingando gotas, spray no ambiente, etc.

Abaixo, irei listar algumas das principais maneiras de introduzi-lo em seu cotidiano. Mostrando assim, a(s) forma(s) ideal de aplicação, confira!

1. Combate a insônia:

Se você possui dificuldades de dormir, seja ela leve ou até mesmo um caso mais grave de insônia, o óleo de lavanda pode ser utilizado das seguintes formas:

  • Gotinhas: pingue de 1 a 2 gotas do óleo em seu travesseiro antes de se deitar;
  • Difusor/umidificador: pingue a mesma quantidade ou um pouquinho mais na água dentro do aparelho e mantenha-o próximo de sua cama.

2. Óleo de lavanda para relaxar:

Existem inúmeras formas de aplicá-lo para promover um maior bem-estar e qualidade de vida através do equilíbrio emocional, abaixo irei mostrar algumas delas.

  • Tranquilidade full time: tem uma rotina muito corrida e estressante? Utilize um colar difusor pessoal que possui um pingente próprio, no qual você pingará o óleo diretamente;
  • Sauna relaxante: após um dia estressante, pingue duas gotas do óleo no chão do box e então, ligue a água em temperatura morna. Isso fará com que o vapor d’água ative suas propriedades relaxantes;
  • Ambientalização: utilize ainda difusores de ambiente, à vela ou elétrico, para manter sua casa perfumada o tempo todo. Assim, você consegue alcançar mais tranquilidade ao aromatizar o ambiente;
  • Massagem relaxante: faça uso de 1 a 3 gotas do óleo de lavanda + 1 colher de sopa de óleo vegetal, pode ser o de coco. Misture-os bem nas mãos ou pote e fala uma automassagem.

3. Desodorante:

Sabia que é possível utilizar óleos essenciais para criar um desodorante natural? Podendo ser até mesmo, orgânico dependendo de sua origem.

  • Receita: em um potinho de vidro esterelizado acrescente 3 colheres (sopa) de óleo de coco + meia colher (café) de fécula de mandioca e misture. Adicione 5 gotas de óleo de lavanda e 5 de óleo de melaleuca. Feche o recipiente e agite-o até os ingredientes ficarem homogêneo.

4. Óleo de lavanda + óleo de hortelã-pimenta:

Diversas são as misturas e formas de se utilizar mais de um óleo que podem ser feitas a fim de se alcançar determinado objetivo.

Mas, juntamente ao óleo de hortelã-pimenta, a lavanda consegue excelentes resultados. Isso porque além dos seus benefícios que já conhecemos, esse outro óleo possui propriedades como:

  • Digestivas;
  • Anticongestinantes;
  • Analgésicas;
  • Energéticas.

Sem contar ainda, que ele é ótimo para melhorar nossa circulação sanguínea. Quer saber como utilizar eles em conjunto? Clique aqui e confira as dicas dadas em outro post meu.

5. Tratamentos estéticos:

Além de benefícios a saúde física e emocional em si, o óleo de lavanda traz benefícios estéticos devido as suas propriedades diversas. Então, separei abaixo algumas dicas sobre.

  • Anticaspa natural: quem sofre do mal da caspa, pode tratá-la com uma simples massagem no couro cabeludo. Para isso, basta pingar 2 gotas do óleo nos dedos e esfregá-los. Em seguida, comece a massagear a região para relaxar e ativar sua circulação sanguínea, faça isso regularmente;
  • Anti-acne: devido a sua ação antibactericida, ele evita infecções típicas da pele do rosto. Do mesmo modo que, ainda reduz as formações de cicatrizes e equilibra a secreção do sebo cutâneo. Para melhorar a pele, pingue algumas gotas desse óleo em um gel de aloe vera e aplique-o no rosto. Ou então, pingue algumas gotas em uma base de creme específico para rosto.

6. Uso analgésico e respiratório:

Por fim, quero dar ainda mais duas dicas de uso para alívio e conforto em nosso dia a dia.

  • Combate a dores: se você sente muitas dores musculares ou de cabeça, minha recomendação é uma compressa de lavanda. O ideal é que ela seja quente em casos de dores musculares e de garganta, já as frias para contusões. Para isso, basta embeber um pano ou gaze em algumas gotas do óleo diluída na água quente ou fria;
  • Melhorias respiratórias: quem sofre de rinite e sinusite, pode fazer inalações do óleo. Basta colocar 5 gotas para um litro de água fervente. Respire o vapor que sai do recipiente, tendo cuidado para não desperdiçar seu vapor ao cobri-lo e a si mesmo, jogando um pano sobre a cabeça.

Conclusão

Conclusão

Viu só como o óleo de lavanda possui diversos benefícios e formas de se utilizar que podem trazer no seu dia a dia um aumento de:

  • Qualidade de vida;
  • Bem-estar e conforto;
  • Saúde física e emocional.

Então, que tal começar a utilizá-lo frequentemente? Caso tenha alguma dúvida, deixe sua opinião nos comentários ou confira meu curso sobre aromaterapia!