Trabalhar como terapeuta holístico: por onde começo
Em qualquer tipo de trabalho, o começo sempre é difícil. Surgem inseguranças, dúvidas e a sensação de que não está dando certo. E, de certa forma, trabalhar como terapeuta holístico não é diferente.
Desse modo, saber como ter clientes, atender e viver disso é muito importante. Além disso, quanto mais preparado melhor, não é mesmo?
Para que fique mais fácil para você saber como começar, fizemos um guia completo. Siga com a gente!
O trabalho do terapeuta holístico
Nem sempre as pessoas chegam à terapia holística pelos mesmos caminhos. Pode ser que você tenha chegado aqui depois de entender que estava na profissão errada. Ou mesmo, por saber que esse sempre foi seu destino.
Seja como for, é preciso saber que o terapeuta sempre vai atuar por meio de tratamentos complementares para doenças e distúrbios. Ou seja, ele nunca vai se chamar de médico, muito menos agir como tal.
O terapeuta vê o paciente de uma maneira completa, entende que suas dores tem origem em desequilíbrios de energia e trabalha para encontrar as causas disso.
Nesse sentido, para trabalhar como terapeuta holístico, você deve ser sensitivo e estar aberto para entender os problemas dos outros. Para, a partir disso, indicar o melhor tratamento.
Ademais, a cura será sempre através de técnicas não invasivas. E buscam tratar o corpo como um todo: mente, espírito, emoção, físico e social.
Principais áreas de atuação
Em suma, a terapia holística é um conjunto de técnicas naturais vindas de várias vertentes. Sendo que elas têm o objetivo de fazer a cura do ser por completo.
Para que isso seja possível, o terapeuta pode usar de inúmeras técnicas. Só para ilustrar, o Sistema Único de Saúde (SUS) reconhece e autoriza 29 técnicas de terapias alternativas.
Veja, quais são as mais usadas:
- Yoga
- Reiki
- Florais
- Acupuntura
- Shiatsu
- Aromaterapia
- Cristaloterapia
- Constelação Familiar
- Terapia de regressão
- Meditação
- Fitoterapia
Trabalhar como terapeuta holístico: por onde começo?
Antes de mais nada, para ter sucesso como terapeuta, saiba que não será do dia para a noite. Portanto, tenha paciência.
Vale a pena analisar alguns detalhes antes de começar. Ademais, veja o guia que fizemos para ajudar você que quer começar a trabalhar como terapeuta holístico e precisa de uma luz.
Primeiros passos para trabalhar como terapeuta holístico
Depois que você receber seu chamado para trabalhar com terapia holística, seus primeiros passos serão:
- Entender quais habilidades e características você precisa ter.
- Saber qual é e como buscar por formação na área.
Habilidades e características
Em síntese, um terapeuta precisa ser sensível, saber ouvir as dores das pessoas, ter a “mente aberta” e intuição para entender e resolver o problema do outro.
Para que isso seja possível, tenha em mente que algumas habilidades são essenciais:
- Comunicação: ou seja, saber conversar, ouvir e dar conselhos que ajudem o outro.
- Decisão: além de ouvir, você precisa conseguir tomar a decisão de qual caminho seguir. Isto é, qual é o tratamento adequado para resolver a dor da pessoa.
- Gestão de Tempo: você precisa avaliar quanto tempo precisa para curar todos os problemas do cliente.
- Gestão de Finanças: que, em outras palavras, é saber cobrar pelo seu serviço e conseguir crescer com o que recebe. Nesse sentido, não tenha medo de cobrar o preço que sua consulta vale.
- Interação com mídias digitais: tenha suas redes sociais ativas e também algum serviço para atender online. Sem dúvida, investir na internet é uma ótima decisão.
- Tenha empatia: que nada mais é do que saber ouvir e entender a dor do outro. Se coloque no lugar e atenda seu cliente, não o julgue.
- Seja íntegro: nesse sentido, vale a velha máxima de que: o que acontece no consultório fica ali. Não fale sobre as dores de seus clientes para outras pessoas. Tente se colocar no lugar: se, por exemplo, você fosse o paciente, iria gostar que falassem de seus problemas íntimos por aí? É provável que não.
Acima de tudo, saiba seguir o seu chamado e trabalhe com o que te complete. Isso terá um impacto muito positivo na sua vida.
Formação na área
Por mais que não seja obrigatório fazer um curso para trabalhar como terapeuta holístico, nossa sugestão é de que você sempre busque por formação.
Com isso, escolha um nicho para atuar. Afinal, para começar, não tem como ser especialista em várias técnicas. Por isso, primeiro estude sobre uma ou duas e depois procure por mais cursos livres.
De modo geral, garanta uma formação constante para estar sempre atualizado.
Ademais, procure por um curso de formação em Terapia Holística. Para saber mais, dê uma olhada no artigo sobre qual curso fazer.
Começo de trabalho
Depois que você definiu seus primeiros passos e procurou por formação na área, será a hora de começar. Nesse sentido, a primeira atitude é conseguir clientes. Em seguida, antes de começar de fato, organize a maneira como vai atender seus clientes.
Os primeiros clientes
Logo que você se especializar para atender como terapeuta, pode ser difícil conseguir vários clientes. Por isso, é válido conversar com conhecidos e espalhar seu trabalho por aí.
Portanto, se faça conhecer. Isto é, mostre seu trabalho para amigos, familiares e nas redes sociais. Num primeiro momento, vale até prestar algumas consultas de graça para que te conheçam e possam te indicar.
Depois que fizer isso, peça para essas pessoas te darem um feedback e peça autorização para divulgar essa opinião. Assim, seu trabalho passa a ser mais conhecido e, com o tempo, você será conhecido.
Lembre-se de que nesse tipo de serviço, a satisfação do cliente conta muito. Desse modo, é importante atender bem e garantir que mais pessoas conheçam seu bom trabalho.
Como organizar o atendimento
Além de uma rede de contatos que pode garantir seus primeiros clientes, você precisa organizar como serão as consultas.
Para deixar mais fácil para você, organizamos alguns passos que você pode seguir no começo. Depois que tiver mais experiência, pode adaptar essa ordem e acrescentar mais passos ou coisas que achar importante.
Veja agora o passo a passo de por onde começar a atender:
- Fazer a anamnese. Ou seja, escute o cliente e o estimule a relatar seu problema. Nesse ponto, é fundamental conseguir extrair o máximo de informações, pois isso vai ajudar a pensar no melhor tratamento.
- Explicar suas técnicas. Aqui, mostre ao cliente como você pretende ajudá-lo, faça com que ele participe de modo ativo do processo. Sem essa interação, será bem mais difícil ter sucesso.
- Aplicar sua abordagem. Chegou a hora de colocar em prática seus conhecimentos sobre alguma técnica de terapia natural. Caso você trabalhe com mais de uma, vale pensar no tipo de tratamento que mais se adequa ao cliente. Por isso que a anamnese é tão importante.
- Conversar com o cliente sobre os resultados. Depois de cada sessão você precisa conversar com o cliente a respeito de como este se sente. Está tendo melhora? Como ele se sente? Poderia fazer algo diferente?
- Buscar equilíbrio. Isto é, encontre o momento certo para terminar o tratamento. Esse ponto não é fácil de ser entendido, por isso os passos anteriores são essenciais. O momento certo é quando você perceber que o cliente está curado das dores que o levaram até você.
Oportunidades e mercado de trabalho
Finalmente, depois de se preparar, como você pode trabalhar como terapeuta na prática?
Em suma, a grande maioria dos terapeutas trabalha de modo autônomo. Às vezes abrindo um pequeno consultório, às vezes online mesmo.
Veja abaixo as opções que são mais frequentes:
- Autônomo com consultório particular
- Clínica com vários terapeutas naturais com diferentes técnicas
- No SUS, tendo em vista que este oferece 29 práticas, como já mencionamos antes
- Em clínicas de estética
- SPAs
Além disso, hoje em dia, como a internet já faz parte da vida de muita gente, também é possível atender online. Inclusive, alguns terapeutas atuam somente desta forma e, em muitas vezes, ligados a uma das opções que demos acima.
Seja como for, antes de começar a trabalhar, procure a junta comercial de sua cidade. Isso é importante para saber se o local que você escolheu atuar é adequado. Como não há uma Lei Federal para regularizar a profissão de terapeuta holístico, cada cidade tem legislação própria.
Mas, antes que você entenda errado, a profissão de terapeuta existe e é lícita. Somente não está regularizada, assim como mais de 99% das ocupações que são reconhecidas.
É hora de trabalhar como terapeuta holístico
Antes de começar de fato, temos uma última dica:
Além de cuidar da saúde dos outros, cuide também da sua. Portanto, mantenha práticas de autocuidado constante: boa alimentação, sono tranquilo, exercício físico e, principalmente, faça terapia com alguém que confie. Isso vai ajudar a te manter centrado!
Enfim, chegou a hora de colocar tudo que dissemos em prática, vamos lá!
Ah, e não se esqueça de nos contar o que achou do nosso artigo Aqui, na Aromas que Curam, queremos saber sua opinião para continuar a trazer assuntos interessantes para você!