Produção de cosméticos naturais: Oportunidade para novos negócios
Não é nenhuma novidade de que os brasileiros se preocupam muito com sua aparência, tanto é que um dos mercados que mais crescem é o de cosméticos, além do mais, atualmente, uma grande parte do mercado consumidor tem optado por escolher produtos de cosméticos naturais.
Essa nova demanda tem se tornado um ponto muito importante nesse mercado em expansão e pode servir como gancho para novos empreendedores abrirem ou investirem em pequenas empresas capazes de inovar nessa área.
Dito de outra forma, essa pode ser uma grande oportunidade para novos negócios, ou seja, você pode investir em sua própria produção de cosméticos naturais / artesanais.
Caso você tenha interesse nessa área e / ou negócio, continue lendo esse post!
Como funciona a produção de cosméticos naturais
Entender que o mercado de cosmético brasileiro está em expansão é uma coisa, porém para entrar no negócio de cosméticos naturais é preciso compreender como funciona a produção de cosméticos naturais.
Para isso é preciso atentar para as etapas desde o planejamento até chegar ao produto que irá comercializar, certo? Portanto, pensando em facilitar os processos, vamos elencar algumas das mais importantes etapas:
1. Qual seu público alvo?
O primeiro passo de qualquer negócio, principalmente antes de você desenvolver seus produtos é definir e entender as necessidades de seu público alvo, pois tendo esses limites suas ações ficam mais assertivas para solucionar os problemas desse público específico.
E vale atentar que não deve focar apenas para a faixa etário e o sexo de seu público, mas a gosto específicos, como por exemplo, um público vegano, não consome nada de origem animal, ou seja, claramente, não consumiriam cosméticos testados em animais.
Portanto, o primeiro passo para a produção de cosméticos naturais é você ter seu público definido e estudá-lo com afinco.
2. Qual sua matéria-prima?
Após definir seu público alvo, o próximo passo é você observar as demandas do mercado por esse público e escolher o produto (ou produtos) que quer desenvolver.
É nessa etapa que entra estudos e pesquisas para encontrar a matéria-prima perfeita para solucionar o problema de seu público alvo, ou seja, aquela matéria-prima para dar início o desenvolvimento de seus cosméticos naturais.
Vamos dizer, por exemplo que seu público alvo é pessoas com cabelos coloridos, então você deverá fazer um estudo teórico sobre as principais matérias-primas para desenvolver um produto (shampoo, condicionador, hidratante) natural destinado a este público.
Em outras palavras, podemos dizer que essa é a etapa que você irá definir e estudar os ingredientes que irá utilizar na produção dos cosméticos que irá desenvolver.
3. Crie a fórmula do produto
Essa é a etapa seguinte para você começar o seu negócio de cosméticos naturais, pois é nesse momento que você irá – através dos estudos teóricos realizados – estipular uma fórmula para seus cosméticos naturais.
É nessa fase que você irá definir a concentração dos ingredientes que irá utilizar para a produção de cosméticos naturais, bem como os princípios ativos que irá inserir na fórmula.
Para ficar mais claro, podemos dizer que essa é a etapa que você irá criar a receita para seus cosméticos naturais.
4. Desenvolva o protótipo
O próximo passo – após ter a matérias-primas e a formulação do cosmético -chegou a hora de colocar tudo em prática e desenvolver o protótipo do cosmético, pois é apenas assim que você poderá analisar outros aspectos da produção de cosméticos naturais.
É nessa etapa você poderá observar os aspectos físicos do cosmético e pressupor como esses aspectos poderão impactar na receptividade do produto por seu público alvo. Desse modo, fique atento a textura, odor e aparência dos cosméticos naturais desenvolvidos.
Outro aspecto importante que você pode observar nessa etapa é se houve a contaminação de seu protótipo devido a algum item, ingrediente, ferramenta, etc. que você utilizou.
5. Regularização dos cosméticos naturais
Após todas as etapas acima, se você chegou à conclusão de que seus cosméticos naturais estão prontos para o mercado, chegou o momento de regularizar os cosméticos.
É nessa etapa que você terá que atentar para o grau em que seu cosmético se encaixa, tendo em vista que há uma classificação Anvisa para os produtos cosméticos e para se fazer o registro é preciso observar se ele se encaixa no grau 1 ou no grau 2 dessa classificação.
Quais os cosméticos naturais mais populares
No entanto, antes de investir em um negócio de cosméticos naturais, também é bastante importante fazer uma pesquisa de mercado e ver qual a demanda de seu público.
Tendo isso em mente trouxemos alguns dos produtos de cosméticos naturais mais populares no Brasil, assim você pode ter uma boa ideia de por onde começar sua produção de cosméticos naturais.
- Cuidados com a pele: creme, sérum, gel e loção;
- Maquiagem: pó facial, corretivo, delineador, blush e batom;
- Demaquilante: rosto e olhos;
- Cuidados com os cabelos: shampoo, condicionador, cremes para pentear.
Para desenvolver os melhores cosméticos naturais, nossa dica é investir em um curso de cosméticos naturais, pois eles contribuem com muitos conhecimentos que te farão ter decisões mais assertivas para seu negócio.
Como vender cosméticos naturais
Antes de tudo, se aprimore, invista em conhecimentos e cursos de como produzir cosméticos naturais para fabricar produtos de qualidade.
Depois, logicamente, quando investimos em um negócio de cosméticos naturais já temos que ter em mente estratégias para vender e atrair o público, certo?
Pode ser que para iniciar seja uma boa ideia investir no mercado virtual, afinal o e-commerce tem crescido bastante e há previsões de que cresça ainda mais, além do mais há vários cases de sucesso de cosméticos naturais que começaram online e atualmente já contam com lojas e/ou exposições em lojas físicas.
Desse modo, nossa dica é que invista na criação de uma loja virtual, mas também coloque anúncios de seus produtos em outras plataformas como Mercado Livre, Etsy, etc.
Outras plataformas que podem contribuir para alavancar sua marca e fazê-la conquistar um público cada vez maior é utilizar plataformas como: Instagram, Pinterest, E-mail marketing,
Apesar de ser mais assustador vender seus produtos em uma loja física, é interessante se arriscar para ter sucesso, ok?
Então, um bom começo pode ser começar participando de feiras e festivais nas ruas, assim você já começa a comercializar e o público ainda gosta de ver, tocar e sentir o cheiro dos cosméticos, sendo um grande incentivo para a compra.
Também pode entrar em parceria com alguma loja física que venda produtos cosméticos para venderem os seus, etc., o certo é que as possibilidades são muitas.
Espero que tenhamos contribuído para aumentar seus conhecimentos sobre a produção de cosméticos naturais e também te dando ideias de como empreender nesse negócio, portanto, já te desejamos muito sucesso! Para conhecer nosso curso de cosméticos naturais, clique na imagem abaixo.