Vender sabonetes é rentável? Tudo que você precisa saber!
Dentro do mercado brasileiro, alguns podem ter dúvidas sobre a lucratividade em vender sabonetes. O setor de higiene pessoal tem passado por muitas mudanças em seus valores sociais e em seus conceitos de sustentabilidade.
No entanto, é exatamente por esse cenário de mudança, causado por questões ambientais e pessoais, que a saboaria artesanal se tornou um tópico popular. O público atual busca por renovação e melhor cuidado pessoal.
Porém, é natural perguntar se vender sabonete artesanal dá lucro. Nesse artigo, lhe mostrarei como sua rentabilidade é interessante para iniciantes.
Vender sabonete artesanal dá lucro?
No atual cenário comercial, é interessante como surgem mais empreendedores do “faça você mesmo”: empresários que apostam na criatividade, originalidade e praticidade. Sendo o sabonete um item essencial em toda casa, o natural já surge com alta demanda.
“Na verdade, a demanda foi e sempre será alta. O que muda é o foco desse interesse.”
E o que aumenta a força desse sabonete caseiro? Sua viabilidade. O Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos de beleza, um cenário propício para saboaria artesanal, e seu custo de fabricação é incrivelmente baixo.
Para acrescentar a isso, o lucro do seu setor na última década foi animador: em 2014, o faturamento anual foi de R$ 101 bilhões, dentro de um mercado que constantemente cresce ou, pelo menos, não entra em crise.
Além disso, a média de ganho mensal pode ir de R$ 2-10 mil, podendo ter a cada 30 unidades um lucro de R$ 264 mensais. Isso sem pensar em montar um kit de sabonete artesanal.
No entanto, a real vantagem é o número de possibilidades que você tem no uso de materiais. Aliás, vender sabonetes desse tipo já se mostra prático desde sua produção.
Tipos de sabonete para saboaria artesanal
Não é raro que o grande diferencial na venda de sabonete artesanal sejam seus ingredientes. Toques pessoais fazem a diferença na visão do público, como sabonete artesanal para dia das mães.
Mas esses toques dependem do tipo de técnica empregada no processo de produção. Há três tipos que podem ser facilmente feitos em casa.
- Processo frio: feito sem fontes de calor, aproveitando do calor próprio da lixívia para aquecer. Após a mistura e a formação da emulsão, os aditivos são adicionados. Nesse estágio, ainda não ocorreu a saponificação por completo
- Processo quente: se mistura a lixívia com os óleos, mas a emulsão é levada ao fogo para completar a saponificação. A adição de aditivos ocorre apenas no final do processo;
- Base pronta: basta comprar uma base pronta e derretê-la, adicionando depois as fragrâncias e corantes. Ao final, só despejar a mistura nos moldes.
Cada processo conta com seus prós e contras, mas é você que dá o toque final que garantirá a venda de sabonete artesanal.
Por que vender sabonete artesanal?
“Por que vender sabonete artesanal dá lucro se é muito mais prático – e barato – comprar um simples sabonete tradicional? Simples: as pessoas começaram a perceber que ele não é um sabonete.”
Segundo a FDA, um produto pode ser considerado sabonete quando preenche dois requisitos:
- Grande parte da matéria não volátil consiste de um sal alcalino de ácidos graxos, com as propriedades detergentes surgindo pelos ácidos graxos;
- É rotulado, vendido e representado como um sabonete – e apenas isso!
Acontece que o sabonete tradicional é geralmente composto por detergentes químicos, endurecedores e agentes de espuma sintéticos. Em muitos casos, sequer possui glicerina, uma substância essencial para atrair a umidade do ar para sua pele.
E é justamente essa substância que torna o sabonete artesanal tão útil ao público, pois é ele que impede a pele de secar. Porém, os benefícios podem ir além de sua pele.
Saboaria artesanal além do lucro: vender sabonetes pode ajudar pessoas!
A pele é um dos maiores órgãos humanos, podendo assimilar diferentes funções em suas diversas regiões. Ela também absorve tudo que é passado nela rapidamente, com as substâncias logo circulando na corrente sanguínea.
“Os sabonetes tradicionais podem ser um risco à sua pele, pois contam com produtos químicos sintéticos e certos derivados do petróleo.”
Sendo assim, os sabonetes tradicionais acabam oferecendo um risco palpável: o estresse corporal. Por isso que vender sabonete artesanal acaba assumindo um papel que vai além dos benefícios diretos.
Alguns produtos naturais usados no preparo do sabonete artesanal, como camomila e babosa, possuem propriedades regeneradoras, umectantes e nutritivas. Óleos essenciais acabam ajudando bastante no tratamento de dores físicas e em um dia estressante.
Dessa forma, o sabonete artesanal acaba assumindo benefícios terapêuticos diferentes conforme as propriedades específicas de sua composição.
Outros benefícios importantes do sabonete artesanal
- Propriedade hidratante: por meio da glicerina, o sabonete é muito mais cremoso e hidratante. Assim, a limpeza é mais suave e elimina a sensação de pele seca;
- Hipoalergênicos: não apresenta nenhuma reação adversa, a não ser que o cliente possua uma alergia específica a certos componentes de produção;
- Não causam acne: não possui óleos minerais derivados do petróleo, evitando espinhas e cravos na pele;
- Biodegradáveis: não são poluentes, pois sua espuma é biodegradável, retornando à natureza sem causar nenhum dano.
Venda de sabonete artesanal: como fazer render?
Vender sabonete artesanal é um processo mais simples devido aos inúmeros benefícios que possui. No entanto, isso não significa que sua rentabilidade dependa apenas de suas características químicas.
Na verdade, vender sabonete artesanal dá lucro quando o produtor põe sua criatividade em ação na produção, na venda e na propaganda do sabonete artesanal.
As ideias variam da personalização do produto até montagem de kit com sabonete artesanal. Aqui vão alguns pontos interessantes para abordar!
Personalize seu sabonete
O básico para os sabonetes são óleos e manteigas, mas você pode personalizá-lo com fragrâncias e cores, entre outros pontos, para atrair o público. Até mesmo ingredientes naturais inusitados podem ser testados, contanto que não irritem a pele do cliente.
Além disso, uma linda embalagem pode fazer a diferença ao vender sabonetes.
Aproveite datas festivas ou comemorativas
O mais comum é o sabonete artesanal de dia das mães, mas outras datas podem ser aproveitadas, como aniversários, chá de bebê, etc. Esses são momentos essencialmente propícios para uma personalização boa do seu sabonete.
Faça kit de sabonete artesanal
Não limite seu leque de produtos artesanais para banho, pois muitos apreciam um kit completo com sais de banho, óleos corporais, shampoos, etc. Claro que você também pode montar um kit apenas com variados tipos de sabonete artesanal.
Invista na internet
A propaganda de sabonete artesanal pode começar por parentes e amigos próximos, mas é importante prosseguir para páginas no Instagram ou Facebook.
Não é só ser rentável, é também fazer rentável!
A rentabilidade do sabonete artesanal é visível em números, seja no do seu setor ou no do produto em si. No entanto, essa rentabilidade não existe de maneira arbitrária, pois é resultado do esforço e criatividade empregados na produção e na venda.
Vender sabonetes é mais do que aproveitar dos benefícios naturais do produto, é também saber torná-lo mais atrativo para o público. Quer saber como vender sabonete artesanal? Então confira o nosso curso completo clicando na imagem abaixo.