Mercado de cosméticos naturais é tendência no mercado de beleza no mundo
São muitas as diferenças entre os cosméticos naturais e os sintéticos. De fato, os primeiros são considerados bem mais saudáveis, haja vista que não contêm produtos químicos em sua composição.
Por esse mesmo motivo, o mercado de cosméticos naturais assistiu a um verdadeiro boom nas vendas, especialmente nos últimos anos. Dentro desse segmento, o nicho que promete mais crescimento é o de cosméticos veganos.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos o porquê do fato de os cosméticos naturais e orgânicos serem a mais nova tendência do mercado de produtos de beleza. Confira!
Os cosméticos naturais como tendência mundial
Embora tenha despontado no Brasil há apenas alguns anos, o mercado de cosméticos naturais já é bem consolidado na Europa.
Para que se tenha uma ideia, em 2006, o grupo Organic Monitor já registrava um crescimento de dois dígitos nas vendas de produtos de beleza naturais.
Esse desempenho ia na contramão de uma queda acentuada no desempenho da indústria de cosméticos.
Já naquele ano, as estimativas em torno do mercado de cosméticos naturais consideravam vendas superiores a 1 bilhão de euros.
Hoje, vê-se que os prognósticos em torno desse mercado estavam corretos. Este ano, a agência Reds constatou um aumento de 50% no número de consumidores de produtos cosméticos naturais, e isso somente na Inglaterra.
Já nos Estados Unidos, que têm o maior mercado de cosméticos do mundo, o faturamento do mercado de produtos de beleza naturais também é da ordem dos bilhões.
Para os próximos anos, as projeções são também bastante otimistas. De acordo com relatório divulgado pela Grand View Research, o mercado de artigos de beleza naturais deve chegar à marca de US$ 25 bilhões até o ano de 2025.
No tópico a seguir, falaremos sobre a situação do mercado de cosméticos naturais e orgânicos no Brasil. Confira!
O mercado de cosméticos naturais no Brasil
No tocante ao mercado nacional de produtos de beleza naturais no Brasil, os números não são tão expressivos, se levarmos em consideração que o mercado de cosméticos brasileiros é um dos três maiores do mundo.
O Brasil e os demais países da América Latina são grandes fornecedores de insumos para marcas de cosméticos naturais estrangeiras.
Por outro lado, os países latinos geram menos de 5% das receitas desse mercado, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Ecovia Intelligence.
No entanto, parece ser uma questão de tempo até que esse quadro se reverta, haja vista a tendência de crescimento do mercado mundial e a mudança dos hábitos de consumo da população.
De fato, há uma boa aceitação dos produtos cosméticos naturais entre os brasileiros, os quais aderem cada vez mais ao consumo consciente.
Considerando os dados de uma pesquisa realizada pela agência Use Orgânico, 64% dos 1517 brasileiros entrevistados consideram que os cosméticos naturais são melhores do que os produzidos pela grande indústria.
Dos 64% que acreditam que os produtos naturais são melhores, 48% disseram se sentir mais propensos a comprar produtos que contêm em sua fórmula ingredientes naturais.
Já 21% dizem preferir cosméticos que tenham menos produtos químicos em sua composição.
Nesse sentido, podemos dizer que as mudanças no comportamento do consumidor brasileiros seguem uma tendência mundial, reforçada por celebridades como Julia Roberts, Victoria Beckham, Carolina Ferraz e Bela Gil.
Ademais, os benefícios dos produtos de beleza naturais atraem cada vez mais um novo público de consumidores. Veja em mais detalhes no tópico a seguir!
Millenials e os benefícios dos cosméticos naturais
Boa parte do crescimento do mercado de produtos de higiene e beleza naturais se deve à adesão de um novo público de consumidores: os millenials.
De fato, esses consumidores, nascidos a partir de 1999, são mais sensíveis à preocupação em torno do meio ambiente e da bioética.
Esse público é mais preocupado com a origem e a composição dos produtos que consome.
Realmente, os millenials costumam ter o hábito de observar os dados presentes nos rótulos e embalagens e se informar acerca da conduta de suas marcas preferidas.
De acordo com a agência Kantar Worldpanel, esse novo público de consumidores é atraído pelos benefícios dos cosméticos naturais. Veja abaixo quais são eles.
Preservação do meio ambiente
Essa é a principal preocupação dos consumidores brasileiros. 57% dos entrevistados disseram comprar cosméticos orgânicos tendo em vista a preocupação com o meio ambiente.
Parecer natural
Parte do público entrevistado na pesquisa da Kantar Worldpanel diz ter como motivação para a compra de produtos de beleza orgânicos a preocupação em parecer natural.
Os brasileiros respondem pela maior fatia desse público consumidor, sendo 72% do total.
Sentir-se bem
Há, também, os consumidores que adquirem produtos naturais tendo em vista a saúde e o bem-estar.
De fato, esses produtos são livres de corantes, conservantes e outros produtos presentes nos cosméticos tradicionais. Alguns desses compostos, podem, inclusive, causar graves problemas de saúde.
Cosméticos veganos: um nicho que não para de crescer
Mercado mundial
Dentro do mercado mundial de produtos de beleza naturais, um nicho apresenta um crescimento significativo ano a ano. Estamos falando do mercado de cosméticos veganos.
“Esse crescimento também se deve a uma maior preocupação das pessoas em torno de questões relacionadas ao meio ambiente, especialmente as que dizem respeito ao uso de animais como cobaias.”
Para se ter uma ideia do crescimento desse mercado no mundo, podemos tomar o exemplo da Inglaterra.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Beleza do Reino Unido, mais da metade do público consumidor feminino opta por cosméticos naturais.
Um fato curioso sobre esse dado é que parte dessas mulheres não aderem a hábitos de alimentação veganos.
Mercado brasileiro
O público brasileiro também tem procurado consumir mais cosméticos “animal friendly”.
Isso porque, no Brasil, houve um aumento considerável de veganos. Atualmente, cerca de 7 milhões de pessoas não consomem produtos de origem animal.
Ademais, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, 55% dos brasileiros se sentem dispostos a comprar produtos veganos, o que mostra o potencial desse mercado.
Com base nesses e em mais dados, o Conselho Brasileiro de Produção Orgânica Sustentável estima que haja um crescimento de 20% ao ano nas vendas de cosméticos veganos.
Mercado de cosméticos naturais: crescimento contínuo para os próximos anos
Conforme podemos constatar, esse mercado não deve parar de crescer nos próximos anos. E as razões para isso são a mudança do comportamento do consumidor e a maior preocupação em torno do meio ambiente.
Ademais, os cosméticos naturais são muito mais saudáveis do que os produtos sintéticos, sendo essa mais uma razão para o aumento da demanda.
E você, já utiliza algum cosmético natural? Tem interesse em consumir mais esse tipo de produto? Comente!
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